Os netos têm direito a herança dos avós quando o pai falece?

A dúvida sobre quem tem direito à herança dos avós é comum, principalmente quando um dos herdeiros diretos, como o pai ou a mãe, falece antes dos próprios pais.

Mas afinal, se meu pai morresse, eu teria direito à herança do meu avô.

Direito de Representação: Como funciona?

avós caminhando com seus dois netos pequenos do lado de fora

De acordo com o Código Civil Brasileiro, os netos podem sim serem herdeiros por representação dos bens dos avós quando o pai ou a mãe já faleceram. Essa situação acontece por meio do chamado direito de representação, previsto no artigo 1.851 do Código Civil.

Na prática, isso significa que herdeiros falecidos têm direito à herança, já que os netos assumem o lugar do pai ou da mãe falecida na partilha da herança dos avós. Eles passam a representar os herdeiros ausentes e recebem a parte que caberia a ele se estivesse vivo.

Consultoria em direitos de herança para netos

Se você é neto de pai falecido, fale com nosso especialista hoje mesmo e entenda a que você tem direito.

Situações Quando os Netos Têm Direito a Herança dos Avós

Os netos vão ter direito à herança dos avós nas seguintes situações:

  • Se o pai ou a mãe (filho do avô ou da avó) tiver falecido antes dos avós.
  • Se o pai ou a mãe renunciar à herança dos avós, for deserdado ou considerado indigno.

Nessas hipóteses, os netos entram no processo sucessório e passam a receber a parte que seria do pai ou da mãe. Também é possível que os filhos tenham direito à herança dos avós, mesmo que sejam filhos de criação, veja: filho de criação tem o direito a herança.

Como funciona a partilha? 

A herança dos avós será dividida da seguinte forma:

  • Os filhos vivos dos avós recebem sua parte normalmente.
  • A parte do filho falecido é repassada aos netos, dividida em partes iguais entre eles.

Por exemplo: se o avô deixa três filhos e um deles já faleceu, os netos desse filho falecido dividirão entre si a cota que caberia ao pai ou à mãe.

O que fazer para garantir esse direito?

dois advogados conduzindo litígios de herança em um tribunal brasileiro

Para garantir o direito à herança dos avós, os netos devem:

  1. Participar do inventário e demonstrar a condição de descendentes do herdeiro falecido.
  2. Apresentar documentação que comprove o vínculo familiar, como certidões de nascimento e óbito.
  3. Contar com o auxílio de um advogado especializado em direito à herança para orientar o processo.

Principais Conclusões

Portanto, embora não sejam herdeiros imediatamente necessários ou tenham direito à adiantamento de legítima, os netos têm direito à herança dos avós quando o pai ou a mãe morre antes deles. Esse é um direito garantido por lei e faz parte do sistema sucessório brasileiro por meio do direito de representação.

Se você tem dúvidas sobre herança a respeito do Direito de Família e Sucessões, partilha ou inventário, consultar um especialista é sempre o melhor caminho para proteger seus direitos e evitar conflitos familiares.

Reivindique sua herança legítima

Nossa missão é empoderar netos de pais falecidos, fornecendo orientação jurídica especializada na determinação dos direitos de herança de seus avós.

Temos o compromisso de oferecer suporte compassivo, transparente e completo para garantir que nossos clientes recebam o legado que merecem, com dignidade e clareza.

Entre em contato conosco para agendar uma consulta gratuita.

Sobre Direitos a Herança para Netos de Seus Avós se o Pai Deles Estiver Morresse, as Pessoas também Perguntam

Quando o neto tem direito à herança dos avós?

Se o pai ou a mãe, herdeiros diretos dos avós, já tiverem falecido, os netos têm sim direito à herança. A lei assegura essa transmissão por meio do direito de representação, em que os netos ficam com a parte que seria dos pais.

Sim, você só tem direito ao patrimônio da sua avó se for reconhecido por lei como filho (por adoção ou filiação socioafetiva) ou se for o único parente ainda vivo, ou por meio de testamento.

Normalmente, os netos só recebem a herança dos avós se o pai ou a mãe, que seriam os herdeiros diretos, já tiverem falecido. Outra possibilidade é se o avô ou avó deixar um testamento determinando que parte dos bens vá para os netos. Caso contrário, a prioridade é sempre dos filhos vivos.

A legislação brasileira reconhece o direito dos netos à herança dos avós em casos específicos, principalmente quando ocorre o falecimento prévio do pai ou da mãe. Por meio do direito de representação, os netos recebem a parte correspondente que caberia ao herdeiro direto.

Excluir um neto da herança sem passar pelos pais é algo juridicamente complicado e, em regra, não permitido. O Código Civil protege os herdeiros necessários, e o neto só pode ser deserdado em situações específicas, por meio de testamento e com justificativas sérias, como violência, desrespeito grave ou abandono dos próprios pais.

Os avós podem sim deixar pensão por morte do INSS para os netos, conforme a Lei 15.108/24, que equipara os netos aos filhos biológicos ou de criação. No entanto, é fundamental que o avô ou a avó falecido(a) tenha a guarda legal do neto para garantir esse direito.

É permitido destinar parte da herança diretamente aos netos por meio de testamento ou doação em vida, desde que sejam respeitadas as normas legais sobre sucessão e fique claro que não se trata de adiantamento de herança.

Existe a possibilidade de os netos receberem a herança dos avós quando a mãe já faleceu. Isso acontece por meio do direito de representação, mecanismo legal que garante aos netos a parte que seria da mãe no inventário.

Você tem direito à porção dos bens do seu avô que teria sido deixada para seu pai se ele não morresse antes do seu avô. Uma legislação escrita no Código Civil Brasileiro. Embora você, como neto, não seja um herdeiro necessário, seu lugar na ordem de herança vem antes dos direitos de herança dos sobrinhos.